Matérias NA

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?

Comprar um automóvel em leilão pode ser uma opção atrativa principalmente pelo valor. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas se realmente é uma boa opção. Mostraremos os seus prós e contras.


A pessoa que pretende comprar um carro via leilão deve ir conhecendo como tudo funciona e todos os detalhes para que não tenha problemas. Geralmente, eles são abertos ao público, ou seja, pessoas físicas e jurídicas podem participar – leva quem der o lance maior.

Fechando um bom negócio, o novo dono pode adquirir um semi-novo e poderá gastar até 30% abaixo da tabela Fipe. Se você nunca participou e tem interesse, colocamos abaixo algumas dicas e informações se comprar veículo oficial (polícia) pode ser um bom negócio e como tudo isso funciona.

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?


Em primeiro lugar, verifique se a empresa de leilão é certificada e dentro dos parâmetros legais. É importante que ela esteja registrada em um edital público. O interessado deve encontrar essas e outras informações no site da organização realizadora. No caso de carros oficiais, você pode encontrá-los no site da Polícia Federal.

Antes de fechar o negócio e arrematar, procure pelos preços do mesmo modelo em sites de vendas. Tome muito cuidado para não dar um lance alto com o objetivo de ter o carro de forma apressada. Arrematar com empolgação pode ser um péssimo negócio. Avalie antes para não acabar pagando mais caro sem necessidade.

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?

Em leilões não é possível financiar, por isso se prepare para fazer o pagamento à vista. Os custos não param por aí, além do veículo, o consumidor terá que arcar com algumas taxas como: porcentagem sobre o valor do automóvel para o leiloeiro, taxas administrativas, a documentação para transferi-lo para o seu nome e, se necessário, os reparos no carro.

Calcule todos os custos, ele deve ficar abaixo do desconto com relação à . Caso seja maior, pode ser um mau negócio.

Atualmente, é possível encontrar três tipos de leilões: leilão de seguradoras, recuperação de financeira e de montadoras. Iniciando pela de seguradoras, são veículos que foram recuperados de um roubo ou furto e que passaram por um sinistro. Nesse caso, o automóvel pode estar em péssimo ou ótimo estado.

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?

A de recuperação financeira, é realizada por bancos (instituições financeiras), por exemplo. São modelos recuperados pelos órgãos governamentais, polícia, Detran e até empresas estatais. Nesse caso, você pode encontrar automóveis de todo o tipo.

Já a de montadoras, pode ser a mais vantajosa entre as três, mesmo assim, deve tomar cuidado em alguns pontos. Como o modelo é da própria fabricante o estado de conservação tende a ser melhor. Ainda assim, fique atento pois o modelo pode ter sofrido algum dano por ficar muito tempo exposto no pátio.

Carro de polícia em leilão vale a pena?

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?

Ainda há muitos questionamentos em relação a veículos oficiais: polícia, bombeiro, ambulância, entre outros. Será que é possível utilizar como qualquer carro comum, de passeio, ou são muito detonados podendo gerar prejuízos?

Muitas vezes, para o estado, não compensa arrumar as viaturas e, em razão disso, o governo acaba comprando novos automóveis para compor a frota.

Os carros da polícia, geralmente, quando vão a leilão, são de sucata e acabam não sendo automóveis aproveitáveis – explica o editor da Revista Leiloeiros do Brasil, Ivanildo Pontes, que também é professor do curso preparatório para a formação de leiloeiros em São Paulo.

Outro ponto muito importante abordado por Ivanildo se dá ao fato de que em leilões, em qualquer modalidade veicular, esses automóveis são vendidos como o que na gíria dos leiloeiros costuma-se chamar de “venda no escuro”, o comprador não pode ligar ou realizar um teste drive.

Você poderá verificar ele no pátio, mas, independentemente, mesmo em boas condições por fora, não será possível analisar o carro funcionando, como examinar a parte mecânica que é muito importante.

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?

Fique atento ao seguro. Muitas seguradoras não aceitam cobrir veículos que passaram por leilão. No entanto, caso aceite, cobrará um preço bem mais alto do que o normal.

Muitos especialistas não recomendam adquirir essas viaturas. Além de ser um mau negócio já que são sucateados, o novo dono pode ter mais gastos com documentações e problemas futuros (de mecância) que poderão apresentar já que não é possível avaliá-lo antes de fechar o negócio.

Caso seja a sua primeira experiência em leilões, procure por um especialista e recomendações. Se for possível, conte com a ajuda de um mecânico para tentar, mesmo sem muito acesso, avaliar as condições do carro. E, mais uma vez, não esqueça verificar o edital para averiguar as procedências do modelo de seu interesse.

Comprar carro de polícia em leilão vale a pena?
Este texto lhe foi útil??

COMPARTILHE
WhatsApp

Quem somos

O Fotocampus é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email